quinta-feira, 11 de abril de 2013

Trufa x Bombom - uma eterna discussão...

Bom dia, bom dia!!!

Como estão hoje? Bem né?! Com este sol maravilhoso, esta temperatura agradabilíssima e quase final de semana, tem que estar tudo ótimo!!
Terça eu disse que iria divulgar o cardápio da janta que fiz para minhas amigas, pois bem...era torta de frango, acompanhado de salada verde e de sobremesa tinha brigadeiro!!! Comemos tanto...tava tão bom. Obrigada pela presença queridas amigas, a vida fica muito melhor com a parceria de vocês!!!

 Hoje quero comentar um pouquinho sobre dois doces que confundem muita gente, são ótimos de comer (óbvio) e praticamente levam os mesmos ingredientes. Falando nisso, estes dias mesmo comentei com o meu marido que na confeitaria várias preparações levam os mesmos ingredientes, basta mudar as quantidades e a forma de preparo (calma, confeitaria não é "só" isso...tem muito mais). Aqui na minha cozinha, por exemplo, não me deixe sem chocolate, manteiga e  leite condensado, dá para fazer maravilhas só com estes três.

Mas vamos voltar à discussão das trufas e dos bombons. Os bombons são preparados com chocolate que pode ser puro ou misturado com frutas secas e licores. Eles podem ser feitos em moldes, ou, ter aquele formato arredondado, quadradinho...as variações são infinitas.
Já as trufas, são bombons feitos a partir de uma ganache (que é a mistura de chocolate com creme de leite), elas recebem um formato esférico, são banhadas em calda de chocolate e passadas no cacau em pó. Ficam meio imperfeitas, o nome trufa vem por se parecerem com um fungo que é encontrado debaixo da terra em regiões da França e Itália. Entendeu??

Estas são trufas

Estes (escuros) são bombons

Então da próxima vez que for comprar, já sabe, a trufa é no cacau (pode ser açúcar de confeiteiro tbm) e não tem um formato perfeito. 
Tá, mas e o brigadeiro???? Aham.....aí são outros quinhentos! O brigadeiro é uma preparação quente (de panela), feita com leite condensado, cacau e manteiga. Invenção brasileira, sabiam???
 A textura e o sabor de cada um dos três é distinta, impossível de confundir!

Brigadeiros

Ok, agora que estamos todos devidamente esclarecidos, vou trabalhar mais um pouquinho. Se alguém estiver curioso a respeito de alguma coisa, dê a sugestão, eu também adoro descobrir coisinhas novas!

Beijos e abraços, bom findi e sejam legais!
Até....


Nenhum comentário:

Postar um comentário