terça-feira, 3 de setembro de 2013

Verdadeiro ou falso?

Boa tarde!!!

Aconteceu uma coincidência gostosa agora há pouco...minutinhos antes de vir aqui escrever esta postagem (sobre bolo), estava eu fazendo meu tradicional girinho pelos canais da TV, quando achei um programinha de culinária e quase tive um troço ao ver o jeito que a confeiteira montou o bolo dela!! Se eu fizesse da mesma forma, ninguém teria bolo na festa...heheheheheh mas, cada um com suas manias, né?

Bem, hoje a conversa é sobre os bolos comestíveis (reais) e os cenográficos (falsos). Sempre bate uma duvidazinha na hora de escolher e achei que seria legal uma postagem para ajudar a clarear as ideias!!! Toda vez que eu recebo uma noiva, ou debutante, eu costumo dizer a mesma coisa: bolo falso só se usa quando os anfitriões não fazem questão nenhuma de servir a iguaria na festa, ou então, quando seria necessário um bolo muuuuito grande. Pelo que tenho visto nas minhas referências, isto é regra! O todo falso se usa em caso de extrema necessidade, quando se quer algo com muitos andares e bem alto.
Aqui no atelier quando é necessário fazer um fake, eu o deixo com a mesma cara do verdadeiro, uma vez que o trabalho e as técnicas empregadas para fazer um ou outro é a mesma.

Bolo falso by Süsslich

Acho necessário dizer que se tratando de bolo fake, eu não tenho a opção de alugá-lo. Há somente a possibilidade de compra, pois, cada festa é única, cada cliente é único e eu não gosto da ideia de ver o mesmo bolo em duas ou mais festas. Perde a exclusividade e a personalidade, uma vez que o bolo é pensado junto com o dono da festa a partir de seus gostos.

Nas festas infantis é legal que se tenha um falso, lindo e cheio de detalhes para compor a mesa de doces e para as fotos e outro, real, simples e muito gostoso, que agrade ao paladar dos pequenos. Neste caso, podem ser dois bolos (o que será servido fica na cozinha) ou um bolo misto.

Bolo misto by Süsslich


Se a festa for mais íntima, ou pequena, é aconselhável ter um bolo todo real, pois, é decepcionante não ver o bolo ser cortado e servido na presença dos convidados. Outra ideia que agrada bastante, principalmente nos casamentos, são os bolos mistos. Quando o ambiente da festa é muito grande e é preciso um bolo maior, a sugestão de fazer uma parte falso e outra verdadeiro é boa, para os convidados não perceberem que se trata de algo falso, o corte é feito no andar verdadeiro, além de não dar tanto desperdício, já que não são todas as pessoas que comem do bolo.

Bolo verdadeiro by Süsslich


Bolo verdadeiro by Süsslich

Quanto à decoração, podem ser em pasta americana, que apresenta um resultado final perfeito, ou pode ser com glacês, buttercream, palitos de chocolate, fitas e o que mais a criatividade e o estilo da festa permitirem. Por aqui, não sou escrava da pasta americana e procuro sempre dar outras opções aos clientes. 

Gente querida, vou andando. Tenham uma ótima semana e espero que as dicas tenham ajudado vocês a se decidirem!!

Beijos e abraços...


Nenhum comentário:

Postar um comentário