segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Resista se puder!!!!

Bom dia!

A minha semana já começa com coisa boa e também, com um questionamento que não me deixa em paz: de onde vem tanta chuva? Não vai mais parar? Estamos quase dissolvendo com tanta água, tá tudo grudento e úmido e não consigo trabalhar direito com minhas modelagens....resumindo, estou atrasada com o trabalho......:((
Mas tudo bem, depois vem o sol e seca tudo...até lá é ir levando do jeito que dá, né? Irritação rolando aqui....rsrssrss

Agora olha aqui este bolo maravilha que eu fiz na semana passada! Massa de nozes, recheio com dois côcos (um queimado e outro branco) e cobertura de glacê durinho! Amei...


Pena que eu não pude usufruir da delícia com uma xícara de café quentinho, sabe né, gestante tem umas e outras restrições (o consumo de doces é uma delas, mas, eu só dou uma bicadinha...rsrs).
Na próxima postagem vou falar mais um pouco sobre como tudo começou por aqui, para terminar o post da semana passada! Ainda tem umas coisinhas para contar!

Gente querida, vou indo! Tenham uma ótima semana.....e que venha o sol, por favor!

Beijos e abraços!






terça-feira, 17 de setembro de 2013

Como tudo começou: Parte I

OI, bom dia. Bom dia!!!!!!

Há tempos as pessoas me perguntam como foi que eu comecei nesta carreira que tenho hoje. Afinal, só mesmo uma louca consegue largar um emprego fixo  para fazer bolo para fora. Aí eu sempre contava uma parte da história, dependendo do tempo que tinha disponível, ou então, do quanto a pessoa já me conhecia.....isso me fez pensar que nem eu sabia direito como foi que vim parar aqui, embora tenha sido bem planejado!!!! Então, resgatei umas memórias, lá do fundo do baú, e vou contar em partes como foi que este meu lindo projeto de vida surgiu!!! 
Com vocês, o começo da Süsslich:

Desde que tenho lembrança eu gosto de bolo. Minha mãe fazia a tradicional “nega maluca” toda a semana para nós. Me criei comendo bolo de cenoura, bolo de laranja, bolo mármore, bolo de côco, bolo de baunilha....toda vez era um. Ainda lembro, daquela cobertura de chocolate bem durinha, que ela colocava sobre o bolo de cenoura...hummm, já tentei repetir várias vezes a receita, mas, nunca obtive sucesso. Tem coisas que só a mãe da gente consegue fazer mesmo!

Quando o meu irmão e eu estávamos de aniversário, nossa mãe não queria nem saber de comprar bolo nas doceiras da cidade. Ela mesma fazia, e que capricho! A gente podia escolher o sabor, o meu sempre era de chocolate com recheio de negrinho. Tenho nítido na memória os enfeites que ela colocava em cima: ela pegava nossos bichinhos de plástico (quem nasceu na década de 80, deve lembrar, daqueles animaizinhos de zoológico...), umas arvorezinhas de lego, fazia uma estradinha com côco queimado, arrumava as miniaturas de carrinho do meu irmão na estradinha e pronto! Lá estava nosso bolo com cara de parque dos dinossauros! Teve uma vez que ela colocou palhacinhos em cima com bandeirinhas.
Sempre que tinha bolo com recheio ou cobertura lá em casa, lá estava a dona Patrícia perguntando se poderia “lamber” a panela! Obviamente que a panela sempre vinha com camadas extras de creme para eu lamber, na panela e na colher de pau também, claro! Eu tive uma infância muito feliz! Depois, quando eu era adolescente, teve uma fase que eu fazia bolo de caixinha, afinal, quem nunca né?

Hoje eu não faço mais bolo pronto. Eu tenho minhas próprias receitas de bolo e olha, fazem o maior sucesso! Depois de tanto tropeçar numa carreira profissional mal escolhida, eu decidi transformar o meu hobbie em profissão e montei a Süsslich, é uma palavra de origem alemã que significa adocicado, bem do jeitinho que eu queria que minha vida fosse!

Outro dia eu conto mais um pouco....vou deixar vocês com vontade!!! 
Boa semana para todos e até mais!

Beijos e abraços....


sexta-feira, 13 de setembro de 2013

Chá de Bebê

Bom dia!!!

Aproveitando o calor, coisa boa!

Olha só as fofurinhas de Teddy Bear que fiz para lembrancinha do chá de Bebê da Bárbara. Foi no finzinho de agosto aqui em Dois Irmãos....achei uma gracinha estes ursinhos!!!!


Fico imaginando em todas as coisinhas que poderei fazer para o meu chá de bebê....a parte ruim é ficar esperando até saber o sexo, só assim vou conseguir escolher o tema, cores e tals. Estou amando muito este universo infantil, para quem só viveu de casamentos até agora, é gratificante confeccionar os mimos, para o primeiro filho dos meus clientes. Estou feliz!!!!!

Gente, boa sexta aproveitem bem (antes da chuva e do frio que dizem, estar vindo) e bom final de semana!!!

Beijos e abraços 

terça-feira, 3 de setembro de 2013

Verdadeiro ou falso?

Boa tarde!!!

Aconteceu uma coincidência gostosa agora há pouco...minutinhos antes de vir aqui escrever esta postagem (sobre bolo), estava eu fazendo meu tradicional girinho pelos canais da TV, quando achei um programinha de culinária e quase tive um troço ao ver o jeito que a confeiteira montou o bolo dela!! Se eu fizesse da mesma forma, ninguém teria bolo na festa...heheheheheh mas, cada um com suas manias, né?

Bem, hoje a conversa é sobre os bolos comestíveis (reais) e os cenográficos (falsos). Sempre bate uma duvidazinha na hora de escolher e achei que seria legal uma postagem para ajudar a clarear as ideias!!! Toda vez que eu recebo uma noiva, ou debutante, eu costumo dizer a mesma coisa: bolo falso só se usa quando os anfitriões não fazem questão nenhuma de servir a iguaria na festa, ou então, quando seria necessário um bolo muuuuito grande. Pelo que tenho visto nas minhas referências, isto é regra! O todo falso se usa em caso de extrema necessidade, quando se quer algo com muitos andares e bem alto.
Aqui no atelier quando é necessário fazer um fake, eu o deixo com a mesma cara do verdadeiro, uma vez que o trabalho e as técnicas empregadas para fazer um ou outro é a mesma.

Bolo falso by Süsslich

Acho necessário dizer que se tratando de bolo fake, eu não tenho a opção de alugá-lo. Há somente a possibilidade de compra, pois, cada festa é única, cada cliente é único e eu não gosto da ideia de ver o mesmo bolo em duas ou mais festas. Perde a exclusividade e a personalidade, uma vez que o bolo é pensado junto com o dono da festa a partir de seus gostos.

Nas festas infantis é legal que se tenha um falso, lindo e cheio de detalhes para compor a mesa de doces e para as fotos e outro, real, simples e muito gostoso, que agrade ao paladar dos pequenos. Neste caso, podem ser dois bolos (o que será servido fica na cozinha) ou um bolo misto.

Bolo misto by Süsslich


Se a festa for mais íntima, ou pequena, é aconselhável ter um bolo todo real, pois, é decepcionante não ver o bolo ser cortado e servido na presença dos convidados. Outra ideia que agrada bastante, principalmente nos casamentos, são os bolos mistos. Quando o ambiente da festa é muito grande e é preciso um bolo maior, a sugestão de fazer uma parte falso e outra verdadeiro é boa, para os convidados não perceberem que se trata de algo falso, o corte é feito no andar verdadeiro, além de não dar tanto desperdício, já que não são todas as pessoas que comem do bolo.

Bolo verdadeiro by Süsslich


Bolo verdadeiro by Süsslich

Quanto à decoração, podem ser em pasta americana, que apresenta um resultado final perfeito, ou pode ser com glacês, buttercream, palitos de chocolate, fitas e o que mais a criatividade e o estilo da festa permitirem. Por aqui, não sou escrava da pasta americana e procuro sempre dar outras opções aos clientes. 

Gente querida, vou andando. Tenham uma ótima semana e espero que as dicas tenham ajudado vocês a se decidirem!!

Beijos e abraços...