quinta-feira, 21 de julho de 2011

O novo brigadeiro

OI bom dia!!! Estou quase no espírito de sexta...pelo menos o cansaço que tenho é digno de sexta. Bom, mas vamos ao que interessa, que hoje vamos falar de brigadeiros....não dá para deixar de perceber que o docinho mais famoso e tradicional das festas brasileiras está ganhando uma roupagem cada vez mais diferenciada. Uns são super sofisticados, outros, mais exóticos. Mas uma coisa é certa: são muito bons e não há quem resista. 
Andando pela net encontrei uma reportagem sobre eles no site da revista Casa e Jardim e não pude deixar de trazer para o blog e compartilhar com vocês sobre eles. Algumas pessoas estão chamando esses "novos brigadeiros" de gourmet, eu diria que são brigadeiros especiais!!!! 
Um pouco de história:
O doce surgiu durante a campanha presidencial do brigadeiro Eduardo Gomes, em 1945. Para ajudar o militar que era “bonito e solteiro”, como dizia seu slogan de campanha, as eleitoras começaram a fazer os docinhos de chocolate para trocar por doações e ajudar o galã. O brigadeiro se popularizou nas festas da época, mas o mesmo não aconteceu com o candidato, que perdeu para Eurico Gaspar Dutra. Outros dizem que o “negrinho", como é conhecido em algumas partes do Brasil, foi dado a Eduardo por uma senhora mineira, que queria agradar o militar e, no final, acabou conquistando muita gente. 
Hoje, além de serem reis nas festas, também se transformaram em um ótimo presente. Gostosos e vistosos, os sabores tradicionais e inusitados ainda vêm embalados com tecidos coloridos, panelinhas, potinhos, caixas ou marmitinhas. 
Créditos da imagem e reportagem: Revista Casa e Jardim
Beijos e até...

Um comentário:

  1. Tem um livro com o nome deste docinho e nele, assim como em outras fontes, a história é de que o doce já existia muito antes desta campanha (quando era conhecido como negrinho nos outros lugares também e não só aqui) e o slogan era "vote no brigadeiro, que é bonito e é solteiro"

    ResponderExcluir